Instituto Alternativo
Ateliê Tukumã

Ateliê Tukumã

Ateliê Tukumã

O projeto tem como objetivo formar uma cooperativa de costureiras que produzirão roupas com a identidade amazônica e com insumos que favoreçam o uso os recursos naturais de modo que não se produzam danos ao meio ambiente da Amazônia.

O projeto terá várias fases. Na primeira fase as costureiras receberão formação em técnicas de produção de roupas assim como associar essa produção ao uso de recursos naturais obtidos sem causar danos ao meio ambiente, como o uso de tintas com bases naturais para a confecção das estampas. O uso dessas tintas é resultado de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Campus Manaus Centro, onde é desenvolvido um projeto de pesquisa que tem como objetivo verificar a viabilidade da aplicação de técnicas para produção de tintas com base em insumos que não prejudiquem o meio ambiente.

As máquinas foram obtidas a partir de uma doação feita pelo Instituto Castanheira. Além disso, uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), possibilitou o uso de tintas obtidas de folhas de plantas amazônicas para tingir blusas produzidas pelas costureiras. O Ateliê Tukumã tem participado de feiras e exposição de projetos de extensão do Ifam.